Partilhar.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PRESÉPIOS

       Pelo quarto ano consecutivo, a ESSPS promove um concurso de presépios, com a finalidade de comemorar o Natal e fomentar a criatividade da comunidade educativa.
Reza a história, que o primeiro presépio do mundo foi montado em argila por são Francisco de Assis, no longínquo ano de 1223.
O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Foi já no século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.
Em Portugal, o presépio tem tradições muito antigas e enraizadas nos costumes populares.
Na maioria das cidades o presépio é montado pelas autarquias e em algumas tenta-se ter o maior presépio, como é o caso da Vila Nova de Famalicão. No entanto, foi Alenquer que ganhou o epíteto de “Vila Presépio” depois de, em 1968, ter iniciado a tradição de montar um gigantesco presépio das colinas da cidade.
O presépio tradicional português é – ao contrário do que encontramos nos outros países – formado por figuras tão diversas que não correspondem exatamente à época que deveriam representar. À exceção das figuras da Sagrada Família (São José, Maria e o menino Jesus),dos pastores e dos Reis Magos, todas as restantes figuras que surgem no presépio tradicional português foram adicionadas com vista a dar uma representação “mais portuguesa” à tradição da Natividade. Assim, podemos encontrar figuras como: um moleiro e o seu moinho, uma lavadeira, uma mulher com um cântaro à cabeça, etc. A origem destas peças são da região norte de Portugal e, ainda hoje, são todas produzidas com origem artesanal.
Por sua vez, no Alentejo, o presépio mais característico é o de Estremoz.
Resta-nos esperar a visita dos nossos leitores de 5 a 12 de Dezembro à Biblioteca Escolar, local onde estarão em exposição os presépios concorrentes. Poderão apreciar o imenso talento dos nossos “artistas” e comprovar que a criatividade é infinita!
Prof. Paulo Lopes
Presépio de Estremoz

Presépio de Machado de Castro

Presépio de Júlia Ramalho

Sem comentários:

Enviar um comentário