Partilhar.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Exposição de Artes 2013

O valor da arte

       Decorreu de 3 a 12 de Junho de 2013, no hall de entrada da nossa Escola, uma exposição de alguns trabalhos discentes (2º e 3º ciclos) realizados no âmbito da disciplina de Educação Visual. Por limitações de expositores e de espaço, a exposição não foi mais que uma pequena amostra do talento, do empenho e da criatividade dos nossos alunos. Foi complicada a escolha, dada a qualidade dos trabalhos expostos.
         Avaliar é sempre uma tarefa subjetiva e por vezes, ingrata.
Essa subjetividade é ainda maior quando se avaliam trabalhos que envolvem estética, criatividade, inspiração.
      O que distingue um trabalho de Educação Visual de nível três para um de nível quatro? No trabalho em si, é avaliado o nível de criatividade, rigor do traço, a qualidade da pintura e expressão estética. A avaliação do aluno acresce ainda o empenho, valores e atitudes e a motivação. 
      A Educação Visual é vista como uma disciplina de menor importância, ao lado de outras apontadas como indispensáveis. No entanto, é fundamental para a sensibilidade do espírito criativo e crítico.
Um belo trabalho artístico, uma conjugação inesperada de cores e padrões, uma textura surpreendente, uns estilos próprios… elevam-nos e atraem-nos. Sem este prazer na arte, a vida seria rasteira e insípida.

Daqui a importância da Educação Visual!

Prof. Paulo Lopes

quarta-feira, 5 de junho de 2013