Partilhar.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Exposição de trabalhos de Educação Visual


“Uma imagem vale mais que mil palavras”


Decorreu de 1 a 8 de Junho de 2010, no Pavilhão Polivalente da nossa Escola, uma exposição de alguns trabalhos discentes (7º, 8º e 9º anos) realizados no âmbito da disciplina de Educação Visual.
Por limitações de espaço e tempo, a exposição não foi mais que uma pequena amostra do talento e criatividade dos nossos alunos.
Habitualmente, tida como uma disciplina de menor importância, ao lado de outras apontadas como fundamentais, a Educação Visual insere-se na dimensão da arte, da estética, da beleza.
O homem é essencialmente pragmático. Interessa-se pela técnica e pelo útil. Mas não consegue passar sem a dimensão da beleza, que o atrai irresistivelmente e lhe indica outras dimensões vitais como o sentimento, a emoção, no fundo a transcendência que é portador.
Por isso, estamos de acordo com o autor russo Dostoievsky “A beleza salvará o mundo”.
Um belo quadro, uma conjugação inesperada de cores, uma textura surpreendente, umas linhas minimalistas de um projecto arquitectónico, uma inconfundível melodia … elevam-nos e arrebatam-nos. Sem este oásis de arte, a vida seria rasteira e insípida.
Daqui o valor da Educação Visual!
Prof. Paulo Lopes